quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Língua Portuguesa - Prof Tânia

1-
mal # bem
mau # bom

2-
Onde = lugar fixo (onde você mora?)
Aonde = movimento (ir/chegar) (aonde você vai?)
Donde = de onde – origem (de onde você vem?)

3-
afim = (afinidade/semelhança)
a fim = para/ com o objetivo de.

4-
ao encontro de = ideia favorável.
De encontro a = choque/ oposição.

5-
quê = fim de frase / algo, alguma coisa (você tem sede de quê?)
(ela tem um quê que me facina)

6- Uso dos porquês.

*Por que:

-Inicio de pergunta – (Por que você não veio?)

-Pela qual/ pelo qual – Esta é a causa por que (pela qual) lutamos.

-Ficam subentendidas as palavras “causa/motivo”. (Quero saber por que motivo você saiu)

*Porque:
- Respostas
- = Pois - (Não vim porque (pois) choveu)

*Por quê:

-Fim de frase – (Você tem fome por quê?)

*Porquê:

-Plural
-acompanhado de um/o – (Quero saber o porquê disso tudo)


7-
Há = verbo haver no tempo passado - (Moro em cascavel há 10 anos)
a = tempo futuro - (Daqui a 3 horas estarei em casa)

8-
Verbo haver
Sempre no singular quando:
*Indica tempo (Faz 10 anos que moro aqui)
*Fenômeno da natureza (Aqui faz invernos rigorosos)

10-
Mas=porém
Mas#menos

11-
A par = ciente, sabendo
Ao par = equivalência monetária (Moeda)

12-
A cerca = muro, divisória
A cerca = sobre a respeito de
Há cerca de = tempo passado aproximado

13-
Se não = caso não (se não chover sairemos)
Senão = a não ser (Ela não faz outra coisa senão reclamar)

14-
EU
*Inicio de frase; (Ela pediu para eu avisar vocês)
*Antes de verbos;
MIM
*Fim de frase;
*Antes de virgula (Para mim viajar é um prazer)




\

Nenhum comentário:

Postar um comentário